Offline
Samuel diz que Sintese cometeu ato “irresponsável” e acusa sindicato de “intolerância religiosa”
Por André Morais
Publicado em 23/09/2025 15:16
Noticias

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, se pronunciou nesta terça-feira, 22, por meio de suas redes sociais, sobre um ato promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) durante o desfile cívico realizado no último domingo, 21, no município.

Na ocasião, professores da rede municipal de ensino da cidade ocuparam o percurso do desfile numa caminhada em protesto, pedindo a atualização do piso salarial e reabertura de negociações salariais com o magistério e outras categorias do serviço público.

“Infelizmente, o Sintese, de forma irresponsável, tentou atrapalhar esse momento tão especial em nosso município”, disse ele.

No vídeo, o prefeito reprovou a ação e citou “intolerância religiosa” após sua religião ser mencionada por participantes.

“Infelizmente, eles ultrapassaram os limites e fizeram insinuações sobre minha fé como cristão. […] Em sua essência não fala de salário, e sim de intolerência religiosa, pois foi através da minha religião que tentaram me ferir”, afirmou o prefeito.

E complementou: “Eu tenho profundo respeito e admiração por cada professor, eles são a base da nossa educação. O que eu repudio é a forma de agir do Sintese, que coloca os seus interesses acima de tudo e de todos. Infelizmente, eles também não pensaram nas nossas crianças quando realizaram uma paralisação, que pela Justiça foi considerada ilegal”.

O prefeito questionou ainda a ação do Sindicato na gestão passada sobre situações relacionadas a categoria.

“Aonde estava o Sintese quando mais de 2500 crianças estavam no cadastro de reserva e não tinham onde estudar? Onde o Sintese estava quando o nosso índice de alfabetização e do Ideb eram um dos piores do estado? Onde estava o Sindicato que na gestão anterior permitiu que o professor contratado não tivesse direito á décimo terceiro e a férias?”, questionou o prefeito.

Samuel destacou ainda ações que foram feitas na sua gestão como entrega de fardamentos, abertura de novas vagas, escolas revitalizadas, creches ampliadas e creches a serem construídas, e reforçou que o processo de licitação do concurso público para professores está nos ajustes finais para ser liberado.

Até o momento, o Sintese não se pronunciou oficialmente sobre o vídeo feito pelo prefeito Samuel Carvalho.

Comentários