Offline
Equipes da Prefeitura de Lagarto atuam no combate aos efeitos de chuva forte neste sábado, 12
Por Administrador
Publicado em 12/04/2025 11:23
Noticias
A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio da Secretaria Municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), via Defesa Civil, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdu), mantém equipes nas ruas desde as primeiras horas da manhã deste sábado, 12, para monitorar os efeitos da chuva intensa caindo sobre a cidade desde a madrugada. 
 
São quase 70mm de chuva acumulada nas últimas horas, com o período de mais intensidade entre às 3h e 4h. Nenhuma ocorrência mais grave, com feridos, aconteceu. 
 
Os efeitos da chuva intensa mais recente foram reduzidos por conta do planejamento de limpeza executado nos canais da cidade e, em especial, no córrego Angola Cachorro. 
 
“É um córrego que corta toda a cidade e está fluindo bem por causa da limpeza preventiva feita pela Semob, o que é importante porque ele causava alagamento em algumas áreas. A vazão é grande, mas não há nada obstruindo”, explica o diretor da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Silvio Prado.
 
Até o momento, as equipes técnicas já estiveram nos bairros Loiola I e II, Alto da Boa Vista e  Jardim Campo Novo. Além disso, analisaram a situação e interditaram metade da via na Estrada da Barragem, de forma a isolar o local e proteger os cidadãos.  
 
O muro do Colégio Cenecista Laudelino Freire desabou durante o temporal. O trabalho de recolhimento dos entulhos está sendo feito pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). Além disso, as famílias que tiveram suas casas afetadas estão recebendo todo o suporte necessário pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest).
 
Gerenciamento de crise 
 
Desde as chuvas que atingiram a cidade em janeiro deste ano, a Prefeitura de Lagarto instaurou um Comitê de Chuvas para monitoramento integrado, envolvendo as secretarias Municipais de Obras (Semob), Saúde (SMS), Governo (Segov), Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).
 
Sob liderança do prefeito Sérgio Reis, o Comitê mantém-se em alerta e trabalhando para reduzir os transtornos e danos causados pela tempestade, em uma atenção contínua para assegurar pronta resposta às consequências do evento climático ao longo do dia.
Comentários